Existimos por uma indústria da moda limpa, segura, justa, transparente e responsável. Nós fazemos isto por meio de pesquisa e informação, educação, colaboração e mobilização. O Fashion Revolution acredita no poder de transformação positiva da moda, e tem como principais objetivos conscientizar sobre os impactos socioambientais do setor, celebrar as pessoas por trás das roupas, incentivar a transparência e fomentar a sustentabilidade.
O movimento foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de 1.134 trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu no dia 24 de abril de 2013, e as vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão.
A campanha #QuemFezMinhasRoupas surgiu para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo, em todas as fases do processo de produção e consumo. Realizado inicialmente no dia 24 de abril, o Fashion Revolution Day ganhou força e tornou-se a Semana Fashion Revolution, que conta com atividades promovidas por núcleos voluntários, em mais de 100 países.
No Brasil, o movimento atua desde 2014 promovendo a Semana Fashion Revolution – um acontecimento organizado em rede nacional que envolve conversas, aulas, e exibição de filmes que sustentam mudanças de mentalidade e comportamento em consumidores, empresas e profissionais da moda. O movimento, que hoje está estabelecido como Instituto Fashion Revolution Brasil, trabalha em parceria com diversos atores do setor na realização de outras atividades, como o Fórum Fashion Revolution, o Índice de Transparência da Moda e o Projeto Jovens Revolucionários.
A Semana Fashion Revolution 2020 aconteceu estritamente no ambiente digital, e impactou aproximadamente 100 mil pessoas em 65 cidades do Brasil, organizado por 65 representantes locais, 55 embaixadores em 114 escolas e universidades, comprometidos com a organização de mais de 200 eventos. Além disso, aproximadamente 500 marcas de vestuário se engajaram na campanha.
Queremos mostrar ao mundo que a mudança é possível! A conscientização é o primeiro passo para que transformações sejam concretizadas. Vamos criar conexões e exigir práticas transparentes na indústria da moda?
Como uma primeiro ação, participe da campanha nas redes sociais:
1 – Faça uma selfie com a etiqueta da marca que está vestindo
2 – Pergunte na legenda: @nomedamarca #QuemfezMinhasRoupas? #FashionRevolution
3 – Poste e faça parte do movimento!
A co-fundadora do movimento, Orsola de Castro, completa: “Nós queremos que você pergunte: ‘Quem fez minhas roupas?’. Essa ação irá incentivar as pessoas a imaginarem o “fio condutor” do vestuário, passando pelo costureiro até chegar no agricultor que cultivou o algodão que dá origem aos tecidos. Esperamos iniciar um processo de descoberta, aumentando a conscientização de que a compra é apenas o último passo de uma longa jornada que envolve centenas de pessoas, e realçando a força de trabalho invisível por trás das roupas que vestimos”.
Índice de Transparência da Moda Brasil
Índice 2020 Lançamento Índice 2020
Jovens Revolucionários
Baixe o manual Educar para Revolucionar e assista o ao webnar de treinamento do Programa Educacional e das atividades desenvolvidas:
Fórum Fashion Revolution
Para saber mais sobre o Fórum Fashion Revolution
Coluna Fashion Revolution Brasil na Carta Capital
Uma análise do nível de transparência de 40 grandes marcas e varejistas no Brasil. Também disponível em inglês. Ranking the levels of transparency of 40 of the biggest fashion companies in Brazil. Also available in portuguese.
DOWNLOADVolume III - 2020 (versão acessível): Este ano, lançamos também a versão acessível do nosso ebook para pessoas com deficiência visual, com todos os trabalhos, falando sobre: consumo, condições de trabalho, composição e ações coletivas.
DOWNLOADUm manual para disseminar e fomentar práticas sustentáveis dentro das salas de aula do Brasil. Education for Revolution: a toolkit to promote sustainable practices within classrooms in Brazil. DOWNLOAD
Uma análise do nível de transparência de 30 grandes marcas e varejistas no Brasil. Também disponível em inglês. Ranking the levels of transparency of 30 of the biggest fashion companies in Brazil. Also available in portuguese.
DOWNLOADUma análise do nível de transparência de 20 grandes marcas e varejistas no Brasil. Também disponível em português. Portuguese. Ranking the levels of transparency of 20 of the biggest fashion companies in Brazil. Also available in Portuguese. Portuguese.
DOWNLOADO Fashion Revolution Forum é o primeiro do Brasil criado exclusivamente para analisar cenários, desafios e soluções para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento sustentável na indústria da moda. Fashion Revolution Forum is the first in Brazil exclusively created to analyse scenarios, challenges and solutions to foster research and sustainable development in the fashion industry.
DOWNLOADO Fashion Revolution Forum é o primeiro do Brasil criado exclusivamente para analisar cenários, desafios e soluções para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento sustentável na indústria da moda. Fashion Revolution Forum is the first in Brazil exclusively created to analyse scenarios, challenges and solutions to foster research and sustainable development in the fashion industry.
DOWNLOADUma análise do nível de transparência de 100 grandes marcas e varejistas globais. Ranking the levels of transparency of 100 of the biggest global fashion companies
DOWNLOADFaça o download de 'Como ser um Revolucionário da Moda’, o material está cheio de inspiração e ideias sobre como você pode usar sua voz e poder para transformar a indústria da moda. Download the ‘How to be a Fashion Revolutionary‘ booklet. It’s full of inspiration and ideas about how you can use your voice and your power to transform the fashion industry as we know it.
DOWNLOADNo lugar de comprar uma peça nova, apaixone-se de novo pelas roupas que você já tem. Compartilhe sua história ou escreva uma carta de amor sobre um item que signifique muito para você. Rather than buying new, fall back in love with the clothes you already own. Share your story, or write a love letter about an item of clothing that means a lot to you.
DOWNLOADQuer evitar comprar roupas novas? Encare o desafio #halternative - uma maneira de renovar seu guarda-roupa sem comprar nada novo: de compras de segunda mão, trocas com amigos, aluguel de peças especiais à customizações feitas por você mesmo. Want to avoid buying new clothes? Take the #haulternative challenge — a way of refreshing your wardrobe without buying new clothes: from shopping secondhand, swapping with a friend, renting special pieces, to DIY customisation.
DOWNLOADVocê pode fazer o download e imprimir as plaquinhas para usar em sua selfie quando for perguntar às marcas #quemfezminhasroupas? You can download and print these posters to use with your selfie, when asking brands and retailers #whomademyclothes?
DOWNLOADConvidamos as marcas a mostrarem as pessoas em suas cadeias de fornecimento compartilhando suas histórias e ajudando a transformar a indústria através da transparência. Faça o download e imprima a plaquinha ‘Eu fiz suas roupas’ para seus fornecedores usarem nas fotos e compartilharem #eufizsuasroupas. We invite brands and retailers to show the people in your supply chain by sharing their stories, and help transform the industry by demonstrating transparency in your supply chain. Download and print 'I made your clothes' poster for your producers to hold, and share using #imadeyourclothes
DOWNLOADO Instituto Fashion Revolution Brasil é uma associação de direito privado, sem fins econômicos e sem fins lucrativos que em 2014 começou sua atuação no Brasil como movimento ativista e em 2018 foi instituído como associação para promover uma indústria da moda limpa, segura, justa, transparente e responsável. Atua por meio de pesquisa, informação, educação, colaboração e mobilização mediante a união de pessoas comprometidas com a defesa dos direitos humanos e ambientais voltados para a cadeia de produção e consumo de moda.
Neste momento o trabalho do Instituto Fashion Revolution Brasil é mantido através de editais (públicos e privados) e do apoio da Laudes Foundation, uma fundação independente criada em resposta à urgente demanda global de acelerar a transição para uma economia justa e regenerativa.
O Instituto Fashion Revolution Brasil reconhece o valor de trabalhar em parceria com outras organizações que apoiam sua missão, buscando oportunidades de colaborar e realizar parcerias.
Apoiadores: Abvtex, British Council, Egeo, Inpacto, Laudes Foundation, Reos Partner, Sistema B e Unibes Cultural.
Parceiros Fórum Fashion Revolution Brasil: Belas Artes, IBModa, IED, Unisinos e Senac
Parceiro Acadêmico: Royal College of Art (RCA)
Apoiadores Institucionais do Indice de Transparência da Moda Brasil: Abit, Abvtex, Aliança Empreendedora, Coppead – UFRJ, InPacto, Laudes Foundation, Rede Brasil do Pacto Global e Sebrae.
Agora você pode doar diretamente para o Fashion Revolution Brasil!
Sua doação ajudará a equipe do Fashion Revolution Brasil a aumentar a conscientização ao redor do país sobre sobre a missão global do Fashion Revolution de mudar como as roupas são produzidas e consumidas. A gradecemos o apoio ao Fashion Revolution Brasil.
DOE AQUI