FASHION REVOLUTION
Brazil

Existimos por uma indústria da moda limpa, segura, justa, transparente e responsável. Nós fazemos isto por meio de pesquisa e informação, educação, colaboração e mobilização. O Fashion Revolution acredita no poder de transformação positiva da moda, e tem como principais objetivos  conscientizar sobre os impactos socioambientais do setor, celebrar as pessoas por trás das roupas, incentivar a transparência e fomentar a sustentabilidade.

O movimento foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de 1.134 trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu no dia 24 de abril de 2013, e as vítimas  trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão.

A campanha #QuemFezMinhasRoupas surgiu para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo, em todas as fases do processo de produção e consumo. Realizado inicialmente no dia 24 de abril, o Fashion Revolution Day ganhou força e tornou-se a Semana Fashion Revolution, que conta com atividades promovidas por núcleos voluntários, em mais de 100 países. 

 

Queremos tornar a moda uma força para o bem!

No Brasil, o movimento atua desde 2014 promovendo a Semana Fashion Revolution – um acontecimento organizado em rede nacional que envolve conversas, aulas, e exibição de filmes que sustentam mudanças de mentalidade e comportamento em consumidores, empresas e profissionais da moda. O movimento, que hoje está estabelecido como Instituto Fashion Revolution Brasil, trabalha em parceria com diversos atores do setor na realização de outras atividades, como o Fórum Fashion Revolution, o Índice de Transparência da Moda e o Projeto Jovens Revolucionários.

A Semana Fashion Revolution 2020 aconteceu estritamente no ambiente digital, e impactou aproximadamente 100 mil pessoas em 65 cidades do Brasil, organizado por 65 representantes locais, 55 embaixadores em 114 escolas e universidades, comprometidos com a organização de mais de 200 eventos. Além disso, aproximadamente 500 marcas de vestuário se engajaram na campanha.

Queremos mostrar ao mundo que a mudança é possível! A conscientização é o primeiro passo para que transformações sejam concretizadas. Vamos criar conexões e exigir práticas transparentes na indústria da moda?

Como uma primeiro ação, participe da campanha nas redes sociais:

1 – Faça uma selfie com a etiqueta da marca que está vestindo

2 – Pergunte na legenda: @nomedamarca  #QuemfezMinhasRoupas? #FashionRevolution

3 – Poste e faça parte do movimento!

 

A co-fundadora do movimento, Orsola de Castro, completa: “Nós queremos que você pergunte: ‘Quem fez minhas roupas?’. Essa ação irá incentivar as pessoas a imaginarem o “fio condutor” do vestuário, passando pelo costureiro até chegar no agricultor que cultivou o algodão que dá origem aos tecidos. Esperamos iniciar um processo de descoberta, aumentando a conscientização de que a compra é apenas o último passo de uma longa jornada que envolve centenas de pessoas, e realçando a força de trabalho invisível por trás das roupas que vestimos”.

 

PROJETOS

Índice de Transparência da Moda Brasil

Leia o índice

 

Jovens Revolucionários

Baixe o manual Educar para Revolucionar e assista o ao webnar de treinamento do Programa Educacional e das atividades desenvolvidas:

Manual  Webnar

 

Fórum Fashion Revolution

Participe do Fórum Fashion Revolution 2020

Acesse o edital

 

Coluna Fashion Revolution Brasil na Carta Capital

FR na Carta

 

CONTATOS

  • Para dúvidas em geral, primeiro contato, voluntariado, escreva para Loreny Ielpo, assistente executiva: frd.producao3@gmail.com
  • Para participar de atividades em sua cidade, ou para envolver-se conosco enquanto empresa da indústria da moda, escreva para Dandara Valadares, de relacionamentos: fashionrevolution.br@gmail.com
  • Para apresentar projetos, propostas ou convites, escreva para Fernanda Simon, diretora executiva do Fashion Revolution Brasil: brasil@fashionrevolution.org 

 

Receba newsletters periódicas para acompanhar nossas atividades:

Geral  Marcas  Educacional

#Quemfezminhasroupas ?

PUBLICAÇÕES

Educar para Revolucionar

Educar para Revolucionar

Um manual para disseminar e fomentar práticas sustentáveis dentro das salas de aula do Brasil. Education for Revolution: a toolkit to promote sustainable practices within classrooms in Brazil. DOWNLOAD

Índice de Transparência da Moda Brasil 2019

Índice de Transparência da Moda Brasil 2019

Uma análise do nível de transparência de 30 grandes marcas e varejistas no Brasil. Também disponível em inglês. Ranking the levels of transparency of 30 of the biggest fashion companies in Brazil. Also available in portuguese.

DOWNLOAD
Índice de Transparência da Moda Brasil 2018

Índice de Transparência da Moda Brasil 2018

Uma análise do nível de transparência de 20 grandes marcas e varejistas no Brasil. Também disponível em português. Portuguese. Ranking the levels of transparency of 20 of the biggest fashion companies in Brazil. Also available in Portuguese. Portuguese.

DOWNLOAD
Fórum Fashion Revolution 2019

Fórum Fashion Revolution 2019

O Fashion Revolution Forum é o primeiro do Brasil criado exclusivamente para analisar cenários, desafios e soluções para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento sustentável na indústria da moda. Fashion Revolution Forum is the first in Brazil exclusively created to analyse scenarios, challenges and solutions to foster research and sustainable development in the fashion industry.

DOWNLOAD
Fórum Fashion Revolution 2018

Fórum Fashion Revolution 2018

O Fashion Revolution Forum é o primeiro do Brasil criado exclusivamente para analisar cenários, desafios e soluções para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento sustentável na indústria da moda. Fashion Revolution Forum is the first in Brazil exclusively created to analyse scenarios, challenges and solutions to foster research and sustainable development in the fashion industry.

DOWNLOAD
Índice de Transparência da Moda 2017

Índice de Transparência da Moda 2017

Uma análise do nível de transparência de 100 grandes marcas e varejistas globais. Ranking the levels of transparency of 100 of the biggest global fashion companies

DOWNLOAD
Como ser um Revolucionário da Moda

Como ser um Revolucionário da Moda

Faça o download de 'Como ser um Revolucionário da Moda’, o material está cheio de inspiração e ideias sobre como você pode usar sua voz e poder para transformar a indústria da moda. Download the ‘How to be a Fashion Revolutionary‘ booklet. It’s full of inspiration and ideas about how you can use your voice and your power to transform the fashion industry as we know it.

DOWNLOAD
Love Story: Compartilhe sua história de amor da moda

Love Story: Compartilhe sua história de amor da moda

No lugar de comprar uma peça nova, apaixone-se de novo pelas roupas que você já tem. Compartilhe sua história ou escreva uma carta de amor sobre um item que signifique muito para você. Rather than buying new, fall back in love with the clothes you already own. Share your story, or write a love letter about an item of clothing that means a lot to you.

DOWNLOAD
Haulternative: Tente uma alternativa

Haulternative: Tente uma alternativa

Quer evitar comprar roupas novas? Encare o desafio #halternative - uma maneira de renovar seu guarda-roupa sem comprar nada novo: de compras de segunda mão, trocas com amigos, aluguel de peças especiais à customizações feitas por você mesmo. Want to avoid buying new clothes? Take the #haulternative challenge — a way of refreshing your wardrobe without buying new clothes: from shopping secondhand, swapping with a friend, renting special pieces, to DIY customisation.

DOWNLOAD
Quem fez minhas roupas?

Quem fez minhas roupas?

Você pode fazer o download e imprimir as plaquinhas para usar em sua selfie quando for perguntar às marcas #quemfezminhasroupas? You can download and print these posters to use with your selfie, when asking brands and retailers #whomademyclothes?

DOWNLOAD
Eu fiz suas roupas

Eu fiz suas roupas

Convidamos as marcas a mostrarem as pessoas em suas cadeias de fornecimento compartilhando suas histórias e ajudando a transformar a indústria através da transparência. Faça o download e imprima a plaquinha ‘Eu fiz suas roupas’ para seus fornecedores usarem nas fotos e compartilharem #eufizsuasroupas. We invite brands and retailers to show the people in your supply chain by sharing their stories, and help transform the industry by demonstrating transparency in your supply chain. Download and print 'I made your clothes' poster for your producers to hold, and share using #imadeyourclothes

DOWNLOAD

APOIE O FASHION REVOLUTION BRASIL

Agora você pode doar diretamente para o Fashion Revolution Brasil!

Sua doação ajudará a equipe do Fashion Revolution Brasil a aumentar a conscientização ao redor do país sobre sobre a missão global do Fashion Revolution de mudar como as roupas são produzidas e consumidas. A gradecemos o apoio ao Fashion Revolution Brasil.

DOE AQUI

Contact form

  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.

Follow Fashion Revolution Brazil on social media