Semana Fashion Revolution 2022

By Fashion Revolution Brazil

2 years ago

A Semana Fashion Revolution (SFR) é a principal campanha realizada pelo Fashion Revolution, maior movimento ativista de moda do mundo, com o objetivo de reimaginar coletivamente um sistema de moda justo e igualitário para as pessoas e o planeta.  Neste ano, a campanha será realizada de 18 a 24 de abril,  datas próximas ao aniversário do colapso da fábrica Rana Plaza, e durante os sete dias, uma extensa rede de parceiros e colaboradores se unem para realizar ações digitais e presenciais em diversas cidades do Brasil.  

O tema Dinheiro, Moda e Poder se baseia no conhecimento de que a indústria da moda convencional depende da exploração do trabalho e dos recursos naturais. A riqueza e o poder estão concentrados nas mãos de poucos, ao passo que o crescimento e lucro são visados acima de tudo. Grandes marcas e varejistas produzem rápido demais e nos manipulam dentro de um ciclo tóxico de consumo excessivo. Enquanto isso, a maioria das pessoas que fazem nossas roupas não recebem o suficiente para atender às suas necessidades básicas e já sentem os impactos da crise climática — que a própria indústria da moda alimenta. O Brasil, fundado a partir de um sistema exploratório e colonial, carece de profunda conexão com a sua verdadeira cultura de moda, que reconheça e valorize os saberes de povos originários e saberes tradicionais.

Para Orsola de Castro, cofundadora e diretora criativa global do Fashion Revolution, “À medida que entramos no nosso 9º ano, vamos voltar para nosso tema central, expondo as profundas desigualdades e abusos sociais e ambientais nas cadeias produtivas da moda. Da distribuição desigual de lucros até os itens produzidos em excesso e descartados facilmente, passando pelos desequilíbrios de poder que são avessos à inclusão. Por outro lado, estaremos inspirando novos designers, pensadores e profissionais de todo o mundo que estão desafiando o sistema com soluções e modelos alternativos. A Semana Fashion Revolution é tudo isso, tanto uma análise profunda, como uma celebração da moda, global e localmente, onde você estiver.”

Durante a Semana Fashion Revolution, as marcas serão incentivadas a mudar a lógica do crescimento infinito,  e os consumidores serão convidados  a compreender o verdadeiro valor do que compram. No Brasil, as campanhas #ModaSemVeneno e #Canhamoérevolução promovem informações e conteúdos para que a produção de fibras seja repensada, considerando oportunidades que sejam de fato sustentáveisPara se envolver com a campanha, o Fashion Revolution disponibiliza ferramentas para as pessoas escreverem aos legisladores locais, pedirem maior transparência na cadeia produtiva da moda, apoiar pequenos negócios e criarem suas próprias histórias, se reconectando com as roupas que usam todos os dias.

A programação, disponível no site e nas redes sociais, está sendo construída colaborativamente pelos mais de 60 representantes locais e mais de 100 embaixadores (estudantes e docentes), além dos conteúdos disponibilizados pelos parceiros. ” A Semana é um convite para todos fazerem parte da revolução, usando este momento como um espaço de trocas, aprendizados e questionamentos, para que assim, seja impulsionada a tão urgente mudança que precisamos no nosso setor e na nossa sociedade”, diz Fernanda Simon, diretora da organização no Brasil. 

 

3 PERGUNTAS A SEREM FEITAS DURANTE A SEMANA FASHION REVOLUTION

#QuemFezMinhasRoupas

As pessoas que fazem as roupas merecem condições dignas de trabalho

#DoQueSãoFeitasMinhasRoupas

Como seria o mundo se as marcas restaurassem os sistemas, em vez de esgotá-los?

#ACordequemfezminhasroupas

Vamos exigir que as empresas tenham ações com foco na promoção de igualdade racial

entre seus funcionários

 

COMO SE ENVOLVER NA SEMANA FASHION REVOLUTION

Use as hashtags e materiais interativos disponibilizados pelo Fashion Revolution

https://www.fashionrevolution.org/south-america/brazil/ 

#QuemFezMinhasRoupas

#DoQueSãoFeitasMinhasRoupas

#aCorDeQuemFezMinhasRoupas

#CânhamoéRevolução

#FashionRevolution

 

Mensagens-chave da Semana Fashion Revolution 2022 http://bit.ly/sfr22_campanha 

Programação Semana Fashion Revolution 2022 www.semanafashionrevolution.com.br 

Pasta pública Semana Fashion Revolution 2022 https://bit.ly/sfr22_pastapublica 

Artes interativas Semana Fashion Revolution 2022 http://bit.ly/sfr22_interativas 

Plaquinhas Quem Fez Minhas Roupas / Eu Fiz Suas Roupas http://bit.ly/sfr22_plaquinhas 

Dúvidas frequentes sobre a Semana Fashion Revolution https://bit.ly/sfr22_perguntasfrequentes 

Mídia Kit Semana Fashion Revolution 2022 (apenas para imprensa) http://bit.ly/sfr22_midiakit 

Templates (arte) divulgação de eventos http://bit.ly/sfr22_templateeventos 

Biblioteca compartilhada Fashion Revolution http://bit.ly/FR_biblioteca