Participe do Fórum Fashion Revolution 2022

By Fashion Revolution Brazil

2 years ago

*por Equipe Educacional

O projeto Fórum Fashion Revolution, está de volta para incentivar a pesquisa e desenvolvimento sustentável da indústria da moda. Devido o adiamento da edição de 2021, o Fashion Revolution Brasil reabre as inscrições, agora intitulado Fórum Fashion Revolution 2022. Pedimos que leiam com atenção o novo edital, principalmente se você havia inscrito o seu trabalho no edital anterior.

O Fórum Fashion Revolution foi a primeira plataforma do país criada exclusivamente para fomentar a pesquisa e o debate sobre desafios e soluções sustentáveis dentro do sistema da moda. Estimulamos, portanto, que a indústria da moda seja segura, limpa, justa e transparente para todas e todos, valorizando as pessoas acima do lucro e do crescimento e contribuindo com a regeneração da natureza. Ao encorajar estudos aprofundados, por meio de diferentes abordagens metodológicas e filosóficas, o Fórum visa colocar o Brasil como eixo gerador de conhecimento, no contexto nacional e global.

O Instituto Fashion Revolution Brasil convida todos a participarem e submeterem trabalhos na 4ª Edição do Fórum Fashion Revolution, que será realizada em outubro de 2022 e abre inscrições para a submissão de ensaios teóricos e ilustrações.

Poderão participar não só pesquisadores e acadêmicos, mas também organizações e profissionais do mercado que trabalham com inovação e sustentabilidade na moda. Acreditamos nesta abertura de diálogo como forma de unir a indústria e revolucionar a maneira como as roupas são produzidas e consumidas, impulsionando novos modos e melhores futuros. Serão selecionados até 40 ensaios teóricos para publicação em um e-book, que será lançado paralelamente ao evento e ficará disponível para download gratuito na plataforma do evento e site do Fashion Revolution. Entre os selecionados, até 32 ensaios serão convidados para apresentação oral durante o evento, nos dias 19 e 20 de outubro em evento online e dia 21 de outubro em evento presencial na Unibes Cultural na cidade de São Paulo/SP.

O evento Fórum Fashion Revolution é realizado em parceria com a Unibes Cultural e conta com o apoio de instituições de ensino, comprometendo-se em ajudar a difundir os trabalhos apresentados que demonstrarem pesquisa e mensagens consistentes.

Sistema de Cotas: Como parte da implementação de ações afirmativas antirracistas pelo Fashion Revolution Brasil, esta edição do Fórum Fashion Revolution reservará 54% dos trabalhos aprovados para ensaios teóricos desenvolvidos por pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas ou pessoas com deficiência. Para entender melhor leia atentamente o edital! 

Fórum Fashion Revolution 2022: Direitos, Relacionamentos e Revolução x Dinheiro, Moda e Poder

Os eixos temáticos de 2021 Direitos, Relacionamentos e Revolução estabelecem relação com os temas da Campanha 2022 Dinheiro, Moda e Poder, acrescentando abordagens que nos interconectam e refletem o momento que vivemos, de conflitos e crises globais.

Este ano, o Fashion Revolution convoca pesquisadores e acadêmicos, mas também organizações e profissionais do mercado que trabalham com inovação e sustentabilidade na moda a se unirem por um novo sistema de moda regenerativo, restaurador e revolucionário. Um convite a ação, que aprofundem suas pesquisas e escrevam sobre políticas públicas locais, pagamento justo e direitos trabalhistas para as pessoas que fazem nossas roupas. Que elaborem sobre a importância de exigir maior transparência na cadeia de suprimentos de moda, examinando os relacionamentos com as roupas, questionando sobre qual o valor real das roupas que compramos e o custo para a sua produção na manutenção de uma cultura de moda. E que investiguem e apoiem projetos pioneiros, pequenas empresas inspiradoras e as pessoas que estão por trás delas, na sua maioria mulheres com o poder transformador de buscar soluções para suas histórias, superando as crises, impactando sua comunidade e unindo suas vozes, participação e liderança em movimento de mudança sistêmica.

Combater as desigualdades numa atitude de co-criação, de colaboração, entendendo a emergência climática e de gênero, renovando o “proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas; e garantir a proteção duradoura do planeta e de seus recursos naturais” é urgente. Estamos todos interconectados e é preciso esperança na renovação de mentalidades e na decolonialidade nos estudos sobre moda e sustentabilidade, nas ações coletivas diante os desafios globais, afinal, somos Natureza.Abrimos um chamado para ideias inovadoras, capazes de vislumbrar um futuro melhor e mais sustentável, transparente, criativo e justo para todas e todos. A moda deve ser usada como uma força para o bem e essa é a revolução que queremos fomentar!

Recomendações: 

Pedimos que os ensaios estejam comprometidos com a diversidade, contemplando análises amplas, inclusivas e interseccionais, capazes de promover as agendas de antimachismo, antiracismo, antilgbtqia+fóbica, anticapacitismo, antigordofóbicas. Sugerimos ainda, que abordem o racismo ambiental e a sustentabilidade fora de contextos elitizados, considerando grupos não padronizados (pessoas negras, indígenas, amarelas/asiáticas, pessoas gordas, pessoas da comunidade lLGBTQIA+, pessoas com deficiência). Esperamos também que os trabalhos possam estimular a reflexão sobre diversas realidades dentro da negritude, com vetores atuantes em prol de equidade racial, de gênero e classe.

As inscrições deverão ser feitas pelo EventMaster no link bit.ly/forumfr22 e os ensaios teóricos deverão ser enviados de forma completa, de acordo com as regras de formato (Ensaio teórico ou Ilustração).

*Submeta o seu trabalho até 04/07/2022.