Carta aberta a humanos em conscientização: Compostagem e o poder da regeneração

By Fashion Revolution Brazil

3 years ago

por Sofia Coelho & Reino Vegetal*

Carta aberta a humanos em conscientização:

Planeta Terra, 18 de Junho de 2021

 

Olá seres humanos,

Aqui quem fala é o Reino Vegetal. Fiquei sabendo que andam jogando resíduos orgânicos no lixo comum. Fiquei passado! Porque os vegetais já tão no grau, foram feitos para se biodegradar. Cerca de 50% dos resíduos domésticos são passíveis de compostagem. Ou seja, tem muita coisa biodegradável por natureza, que vocês estão jogando “fora” no lixo comum, misturado a um monte de tranqueira. Fazendo com que todo nosso poder de regeneração vá parar num aterro sanitário, onde não vai se transformar em nada de fertilizante, e só contribui com a lotação de um local que deveria receber apenas resíduos que vocês ainda não desenvolveram tecnologia para reciclar.

Deixe nossos restinhos vegetais seguirem um rumo mais digno. Sabe aquelas casquinhas, sobrinhas ou aquelas partes que você joga fora porque considera ruim ou estragada? Pois é, tudo se transforma, se você permitir que sejam acolhidos em condições apropriadas. Se quiser deixar direto no solo, maravilha! Cave um buraquinho vai dispondo os restos vegetais e cobrindo com folha seca, você vai ver como em poucos meses seu solo ficará rico e as plantas mais fortes. Mas você não precisa morar numa chácara ou casa com quintal, você pode ter um lugarzinho especial onde a mágica acontece num cantinho do seu lar, mesmo que more em apê, kitnet, num trailer ou num quartinho.  Você nem precisa comprar uma composteira, você pode soltar a criatividade e fazer a sua na faixa, reaproveitando materiais recicláveis. São tantos tutoriais disponíveis na internet, digita lá no YouTube “Como fazer uma composteira”. E não se preocupe, não vai acontecer nada de ruim, a composteira não é uma bomba, ela só replica o que acontece por exemplo numa floresta, só que num ambiente fechado. Compostar é pura transformação, nosso reino tem em seu DNA a regeneração, a continuação do ciclo da vida.

E olha que notícia boa: você também pode colocar borra de café, sachê de chá, guardanapo (se não estiver engordurado), você só não pode colocar alimentos cozidos. Aliás, não desperdice alimentos …ser humano, tanta gente passando fome.

No mais não acreditem em tudo que chamam de biodegradável, quem  é de verdade sabe quem é de mentira. É claro que muitos de vocês acabam dando moral pras embalagens novinhas que chegaram agora. Mas cuidado, às vezes um plástico pode ser feito a partir de uma planta mas não quer dizer que ele é biodegradável. Utilizar uma fonte de recurso renovável do nosso reino vegetal, ao invés do petróleo, com certeza ajuda o meio ambiente, diminuindo a pegada de carbono. Mas não me saiam jogando isso em qualquer lugar, plástico que não é biodegradável tem que ir para reciclagem. Já temos muito plástico jogado em lixões contaminando nosso solo, água e até o ar. Eu acredito que tem lugar para todos brilharem ao sol, e tem muitas pesquisas sobre materiais realmente biodegradáveis. Mas gostaríamos de lembrar que nosso reino é a principal inspiração para tal tecnologia, então por favor permitam que nos transformemos para dar mais vida aos solos, às plantas e ao planeta.

Aproveitamos a ocasião para informar que seguimos tristes com o desmatamento que acontece mundo afora, mas para não me prolongar deixo esse assunto para uma próxima oportunidade. Gostaríamos de continuar firmes no planeta Terra e não termos que fechar com Marte. Saibam que ainda é do nosso interesse que vocês não entrem em extinção. Essas práticas que vocês da espécie Homo sapiens seguem demonstram certa falta de amor próprio e um caráter autodestrutivo, cuidado… o planeta pode encará-los como praga biológica. E o problema é que não é apenas a sua espécie que está em jogo, pois com esse comportamento vocês levam a vida de outras espécies. Saibam que o planeta continuará pleno sem vocês, sabia que ele tem mais de 4,5 bilhões de anos?

 

Beijinhos biodegradáveis,

Reino Vegetal