4ª Edição do Fórum Fashion Revolution acontecerá em outubro

By Fashion Revolution Brazil

4 months ago

Evento híbrido contará com apresentação de ensaios teóricos aprovados e painéis de discussão sobre um futuro melhor e mais sustentável para a indústria da moda

O Fórum Fashion Revolution, teve sua primeira edição em 2017, e foi a primeira plataforma do país criada exclusivamente para fomentar a pesquisa e o debate sobre desafios e soluções sustentáveis dentro do sistema da moda. Os trabalhos inscritos foram avaliados por um Comitê Científico composto por pesquisadores de todo Brasil e os aprovados serão apresentados durante evento online nos dias 19 e 20 de outubro. Já no dia 21, na etapa presencial do evento que acontece na Unibes Cultural em São Paulo, serão realizadas mesas de debate e exposição das ilustrações aprovadas em 2022. 

Em sua última edição, em 2020, o Fórum Fashion Revolution (FFR) selecionou 78 trabalhos que abordaram os tópicos: consumo, ações coletivas, condições de trabalho e composição das roupas, entre outros, reunidos no e-book publicado que pode ser conferido aqui. Agora, em 2022, sob os temas Direitos, Relacionamentos e Revolução, serão apresentados trabalhos abordando automação e precarização do trabalho, direitos humanos na indústria da moda, racismo ambiental, valorização de trabalhos manuais, aterros sanitários, consumo de mídias, visibilidade nortista, entre outros assuntos.

O acesso à educação e aos espaços de publicação de trabalhos acadêmicos no Brasil, refletem as grandes desigualdades entre homens e mulheres, pretos e brancos, ricos e pobres, exibindo como ainda somos afetados pelo racismo estrutural e sexismo dominante. Como parte da implementação de ações afirmativas antirracistas pelo Fashion Revolution Brasil, esta edição do Fórum Fashion Revolution reservou espaço para trabalhos (ensaios teóricos e ilustrações) de autoria de pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas ou pessoas com deficiência.

 

De acordo com Manuel Teles, articulador acadêmico do FFR 2022, “Os estudos e práticas de decolonialidade chegam no ensino de moda no Brasil e já apresentam seus primeiros frutos na pluralidade de assuntos e novidade nas abordagens metodológicas, com pessoas curiosas em pesquisar e produzir utilizando como referências bibliográficas, autores do sul global.”

Fórum Fashion Revolution 2022: Direitos, Relacionamentos e Revolução 

Para a edição de 2022,  permanecem os eixos temáticos do edital lançado para a 4ª Edição em 2021. Associados a estes, os temas da Campanha Semana Fashion Revolution 2022 –  Dinheiro, Moda e Poder, abordando histórias ocultas por trás das roupas, o que significa o preço que pagamos pela moda e como o poder de compra pode fazer uma diferença positiva, quando pensamos em cidadãos e biodiversidade diante os conflitos e crises globais

Foram selecionados mais de 40 ensaios teóricos e 20 ilustrações para apresentação presencial e/ou digital durante o evento. O conjunto de trabalhos aprovados será publicado no formato de e-book que estará disponível para download gratuito. 

Além da apresentação dos ensaios, o Fórum contará com dois painéis online, nos dias 19 e 20 de outubro, sobre as relações da moda com o clima e a tecnologia. No dia 21 de outubro, acontecerá um evento presencial na Unibes Cultural em São Paulo. Neste evento acontecerão 3 painéis sobre as relações da moda com educação, cultura e ESG. Os convidados e programação detalhada serão divulgadas em breve.

Este será o primeiro evento presencial do Fashion Revolution Brasil desde o início da pandemia. Não perca e se inscreva como ouvinte no link http://bit.ly/forumfr22!

O e-book com os ensaios teóricos aprovados conta com registro de ISSN 2675-6560, código de registro internacional de documentos periódicos. O registro é importante, especialmente para quem busca experiência e comprovação de publicação em revistas, além de um espaço para reflexão crítica para quem está desenvolvendo pesquisa para TCCs, monografias, artigos, dissertações e teses de pós-graduação – especialização, mestrado ou doutorado. 

Serviço (Sujeito a alterações)

  • Apresentação das ilustrações e ensaios teóricos selecionados: 19 e 20 de outubro de 2022 em evento digital, no canal do youtube do Fashion Revolution Brasil, das 16 às 19:30 hrs.
  • No dia 21 de outubro de 2022 terá evento físico na Unibes Cultural, São Paulo/SP, das 10 até às 19 hrs.
  • A programação conta com a apresentação dos trabalhos selecionados, exposição das ilustrações e painéis de discussão;
  • Todos os 3 dias de evento contarão com tradução de libras;
  • Convênios com 2 hostels em São Paulo para os que vierem de fora da cidade:  Ô de Casa Hostel, código promocional FASHIONREV10, válido de 10 a 31/10 e dá direito a 10% de desconto; Lamparina Hostel, código promocional  fashionrevolution10.

O Fórum Fashion Revolution é desenvolvido pelo Instituto Fashion Revolution Brasil, apresentado pelo Ministério do Turismo, realizado em parceria com a Unibes Cultural e conta com o apoio das Lojas Pernambucanas.

___

Dandara Valadares

Assessoria de imprensa 

E-mail: assessoriafashrev@gmail.com

Celular: (11) 98640-5243