Por um futuro mais plural

By Fashion Revolution

4 years ago

por Luiza Tamashiro*

Quão debilitada a sociedade é que só dá conta de legitimar uma forma de comunicar? De vestir? De sentir? De movimentar? De expressar? De produzir? Nossa sociedade é deficiente. A educação é deficiente. O design, a moda, a arquitetura, as soluções são deficientes. Obsoletas antes mesmo de nascer, porque não dão conta do ser humano na sua pluralidade. 

O corpo classificado “padrão” é uma invenção. A manutenção da sua existência “perfeita” depende da negação da pluraridade de corpos existentes. A deficiência é uma característica e não um impeditivo! 

A deficiência só existe no encontro “característica diferente” X “condição do ambiente”. Por isso não dizemos “pessoa deficiente”, mas sim, “pessoa com deficiência (PcD)”.

A sociedade de fato não está totalmente adaptada à pluralidade de pessoas!  Mas as mudanças que precisamos não são apenas de ordem estrutural. Inclusão de verdade significa permitir e dar as ferramentas para que todo ser humano tenha autonomia e se sinta parte igual do todo. E disso faz parte a empatia, a compaixão, o olhar, o agir, o incluir, o respeitar, o atitudinal.

Não é a pessoa que tem que caber na moda, a moda que PRECISA mudar e atender todos os corpos existentes. Parar de produzir uma quantidade excessiva de roupas e produtos que não atendem todas as pessoas e atender a todos e todes, de fato! A Inclusão pode ser o Upcycling da Sustentabilidade! 

Precisamos de um modelo de educação que provoque curiosidade, criatividade, pensamento crítico, capacidade de resolver problemas, caráter na disseminação de informação e o desenvolvimento do olhar para o desenho universal. Mas só o desenvolvimento de habilidades não é suficiente é preciso mudar a mentalidade também! 

A Inteligência Coletiva é uma ferramenta essencial que tem como potencial desenvolver relações mais humanas e incentivar a auto-organização. Ela abre mão das estruturas e das regras convencionais para abrir espaço e criar sinergia entre os colaboradores! 

A confiança na inteligência coletiva, na criatividade e na pluralidade de ideias é a chave para mudar esse mindset e o design universal é o caminho! O presente é humano e o futuro precisa ser mais inclusivo e plural! 

*Sou a Luiza Tamashiro. Vegana, Mãe, Comunicóloga, Pesquisadora das relações humanas, Escritora, Consultora de Negócios, Designer, Produtora e Publicitária. Fundadora, Coordenadora de Projetos e de Conteúdos da RELab. A RELab é um Hub Criativo que reuni vários profissionais de diversas áreas, onde trabalhamos com pesquisas nos campos de Design focado em inclusão e sustentabilidade. 

**Arte: @artnandx